Ana Paula Bohn
Voluntária da Junior Achievement RS

Sou a filha caçula de cinco filhos. Minha mãe, Joselina Rodrigues, é mais que a minha heroína, é a minha inspiração… É minha Rainha! Assim, está gravada na minha pele, uma homenagem em forma de tatuagem feita com muito amor, orgulho e honra.

Cresci vendo minha mãe vendendo de tudo um pouco para complementar a renda em casa. Mesmo trabalhando em dois empregos, manter a casa com tantas crianças não era fácil.

Ela é empreendedora nata. Baiana, boa de papo, sempre com um sorriso no rosto e de bem com a vida, independentemente das pedras no caminho, como dizem: uma ótima companhia.

Vivi em um ambiente em que empreender era algo natural e prazeroso, era como ganhar dinheiro enquanto se fazia amigos.

Comecei a empreender desde muito cedo, aos oito anos, fazia anéis, pulseiras e prendedores de cabelo para vender para as colegas de classe; aos 14 anos ajudava minha mãe com as vendas, oferecendo para as amigas do bairro em que a gente morava: roupas, semijoias e produtos de beleza. Nada disso era obrigatório ou necessário, apenas gostava de ganhar o meu dinheiro com o que eu vendia.

Até me deparar com o maior desafio da minha vida: a maternidade precoce. Grávida aos 17 anos, tive de amadurecer e ser forte para enfrentar as grandes batalhas que viriam. Trabalhar já não era mais uma opção, se tornara uma necessidade.

Desde criança escutava a minha mãe falar assim: “Estuda! A caneta é mais leve que a enxada”. “A única coisa que nunca irão tirar de você é o conhecimento, então, estuda!”.

Neste contexto, independente da caminhada que escolher, obter conhecimento é fundamental. Adquirir conhecimentos sobre as próprias habilidades e saber direcionar os esforços para as atividades que tenham possibilidade de maior sucesso.

Desenvolver a comunicação é uma vantagem competitiva. Compreender a mensagem que estamos enviando ao universo, pois se recebe de volta tudo aquilo que emitimos.

Aprenda a fazer networking e o qualifique de acordo os objetivos que quer alcançar.

Saiba que o importante não é apenas o que sabemos, é o que fazemos com o conhecimento obtido. Não adianta apenas adquirir conhecimentos, se comunicar de forma adequada e efetiva, se todo esforço ficar guardado.

Execute! E aprimore durante o percurso, sempre haverá algo a ser melhorado. Pois com a execução do processo, se amadurece, expande-se os horizontes, adquire novos conhecimentos.

Empreender é uma jornada de autoconhecimento e evolução constante, não existe fórmula mágica que será eficiente para todas as pessoas. Para cada nicho escolhido há necessidades específicas de conhecimentos, de habilidades e comportamentos individuais do empreendedor e de mercado. Portanto, seja autêntico, inove, mostre ao mundo a sua visão, aproveite os incentivos, mas esteja preparado para receber tanto os feedbacks positivos quanto os negativos.

Vou compartilhar com vocês uma ferramenta que desenvolvi que utilizo sempre que vou iniciar um projeto novo, para que as entregas sejam mais assertivas.
1 – Inicie buscando o autoconhecimento, para que possas achar o norte da sua jornada a partir de habilidades que já possui.
2 – Converse com pessoas que fazem ou já fizeram as atividades que você deseja fazer, assim saberá quais os ônus e os bônus do negócio.
3 – Faça o seu melhor, sempre que puder! Desse modo, diminuirá a sensação de que poderia ter se dedicado mais, e o resultado habitualmente virá na mesma proporção.
4 – Faça! A ação lhe possibilita melhorar, a “não ação” faz sucumbir em pensamentos tóxicos do que poderia ter sido e não foi.
5 – Aprenda com a experiência de tudo que foi realizado, valorize a sua jornada!
6 – Refaça esse ciclo quantas vezes forem necessárias.

Cada novo projeto que desenvolvo serve de aprendizagem e base para manifestar ideias para elaboração de atividades inovadoras, buscando atender necessidades que vão surgindo no novo mercado. O desafio é estar sempre atualizada e pronta para aprender com os erros e com os acertos. O caminho da evolução nunca termina.

Esse artigo foi baseado no capítulo: Identificando a Empreendedora em Mim, do livro: Empreendedoras de Alta Performance do Rio Grande do Sul – Editora Leader, São Paulo, 2021.

 

 

 ______________________________________________________________________________

Ana Paula Rodrigues Bohn atua como mentora de desenvolvimento profissional, empresas e negócios.
É professora, consultora, escritora, palestrante e apresentadora dos programas de TV Movimento Empresarial e Empreendedoras pelo Mundo.