Ana Paula Bohn
Voluntária da Junior Achievement RS

Vamos conversar sobre o LinkedIn?

Te convido a ter esta conversa porque muitas pessoas ainda não conhecem tão bem a funcionalidades desta Rede Social Profissional. Rede Social Profissional? É isso mesmo!

O LinkedIn não é um local virtual feito para se procurar emprego. Engana-se quem pensa desta forma.

Dentre várias funcionalidades, o LinkedIn é perfeito para se fazer networking. Não é apenas uma ferramenta para quem está procurando emprego, e sim para aproveitar seus conteúdos na sua integralidade, atualizar-se sobre as novas tendências de mercado de produtos e serviços, conhecer novas iniciativas, agregar conhecimentos que estão sendo utilizados por profissionais de diversas áreas…inclusive a sua!

Você já pesquisou quais são as novas tendências para sua área de atuação? Não? Sabe quem é a pessoa referência na sua profissão? O que ela está desenvolvendo, quais tipos de novos conhecimentos ela está sugerindo? Como está o mercado de trabalho? Há muitas vagas? Você já se perguntou se você está bem qualificado? Onde você buscaria este parâmetro?

As respostas para estas perguntas você pode encontrar nesta rede social que é abundante de conteúdos de qualidade, com várias funcionalidades gratuitas. Você pode interagir com profissionais do seu ramo de atuação e também com outros, das mais diversas profissões. A ferramenta está disponível para todos – só depende de como você vai utilizá-la.

O LinkedIn também possui a possibilidade de abrir uma página para divulgação da sua empresa, produto ou serviço. Mas isto é assunto para um outro artigo. Neste, o foco é para quem quer utilizar essa rica ferramenta de forma pessoal.

Se você quer ser percebido no mercado de trabalho, comece criando o seu perfil. Muitos recrutadores, após receberem os currículos físicos, vão olhar no LinkedIn para verificar se as informações estão alinhadas. Por vezes, as vagas nem são divulgadas, pois recrutadores e “headhunters” buscam profissionais utilizando o dispositivo de pesquisa disponível na ferramenta.

Sugiro, a seguir, algumas dicas para que você possa aproveitar de forma mais efetiva os recursos da ferramenta, para obter melhores resultados na busca de recolocação profissional e ampliação de conhecimentos e de sua rede de contatos.

– Apenas criar um perfil não vai levar você ao resultado desejado: é fundamental mantê-lo atualizado!

– Responda todas as perguntas que a própria ferramenta faz: ela é autoexplicativa e ensina passo-a-passo o que deve ser feito. Responda o que for solicitado até que seu perfil seja um “Perfil Campeão”, pois existe um “raking” na pesquisa – por isso, quanto mais interação e informações o seu perfil possuir, mais “bem posicionado” ele vai ficar na rede.

– Quando os recrutadores ou headhunters estão buscando profissionais para preencher as vagas, eles utilizam palavras-chaves de acordo com as áreas de atuação, profissões, cargos, formações, cursos, entre outras palavras nas pesquisas. Por isso, para que seu CV seja apresentado nas buscas, é importante você colocar as informações corretamente – cuidado com os erros ortográficos!

– Abaixo do nome, no espaço escrito “título”, coloque o nome da vaga que você quer atuar. Por exemplo: Técnico em Segurança do Trabalho, Professor, Escritor ou Engenheiro Ambiental. Não coloque “Em busca de recolocação profissional”, pois este é um campo estratégico para que as outras pessoas saibam qual é a sua atividade profissional. Existem outras formas de você demonstrar que está aberto a novas oportunidades – pode utilizar a opção “Open to Work” ou em português “ Buscando emprego” e também a “Prestação
de Serviço”, colocando um aviso na descrição da foto e também na descrição dos cargos que esta opção disponibiliza.

– A sua foto representa de forma visual o profissional que você é. Portanto, cuidado com a sua apresentação. Não utilize maquiagens fortes, roupas com decotes, esteja com a barba parada; se tiver barba grande, que esteja bem cuidada! Ahn, e muito cuidado com o ambiente ao fundo da foto!

– Crie conteúdos sobre os assuntos que você domina ou mesmo compartilhe informações relacionadas a sua profissão ou área de atuação.

– Conecte-se com pessoas que possuam atividades similares ou que irão agregar conhecimentos; siga páginas de empresas do seu interesse, para se manter sempre atualizado sobre as novas tendências.

– Converse com outras pessoas, coloque-se à disposição, demonstre suas habilidades técnicas e pessoais (conhecidas como as “hard skills” e “soft skills”.
Lembre-se: é uma rede de relacionamento profissional, não para buscar relacionamentos amorosos (se está é a sua intenção, esta não é a melhor rede social para isto!)

– Existe um ícone chamado “vagas” e, neste local, há a possibilidade de você identificar tipos vagas em aberto às quais você queira concorrer, especificando o cargo, competência, empresa e também localidade. Assim, quando alguma empresa abrir vaga com as mesmas características mencionadas, aparecerá uma notificação para você.

Nas minhas mentorias de carreira analiso tanto o currículo físico quanto o disponível no LinkedIn para verificar se ambos estão alinhados. A ferramenta é muito ampla, portanto, sugiro que se dedique a conhece-la e você vai tirar o máximo proveito do que já está disponível.

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Ana Paula Rodrigues Bohn atua como mentora de desenvolvimento profissional, empresas e negócios.
É professora, consultora, escritora, palestrante e apresentadora dos programas de TV Movimento Empresarial e Empreendedoras pelo Mundo.