Os estudantes criam sua própria empresa do zero! São apresentados todos os conceitos de empreendedorismo e livre iniciativa, envolvendo RH, finanças, produção, marketing e vendas. A equipe que forma a “Miniempresa” coloca a mão na massa e cria seus próprios produtos, fazendo relatórios, calculando lucro, devolvendo dinheiro aos seus acionistas e passando por toda a experiência de como ter um empreendimento verdadeiro.
O programa proporciona aos estudantes a experiência da criação e operação de uma organização comunitária. Os estudantes analisam a situação da comunidade local, detectam um aspecto a ser melhorado, constituem uma organização, elaboram um projeto de serviço comunitário e praticam liderança.
As atividades reforçam conceitos econômicos ensinados em história e geografia, analisando o sistema do Brasil e o papel das empresas dentro do mesmo. Os estudantes aprendem as etapas envolvidas no planejamento de um negócio, produção, comercialização de um produto e responsabilidade social.
É uma competição onde os participantes recebem mentoria para desenvolverem suas ideias e, ao final do programa, participam de uma Final presencial onde apresentam seus projetos em forma de pitch para uma banca de jurados.
O objetivo do programa é que estudantes, organizados em equipes, possam encontrar soluções inovadoras para um desafio proposto pela empresa. Durante o processo, os alunos contam com a ajuda de mentores e voluntários que vão auxiliá-los durante o desenvolvimento da ideia.
O programa StartApp proporciona aos estudantes o desenvolvimento de competências empreendedoras, em equipes eles criam Apps utilizando metodologias inovadoras e apresentam suas ideias para uma banca de jurados.
No programa, aprendem modernos conceitos de empreendedorismo e são apresentados a ferramentas e hacks úteis na criação de modelos de negócios disruptivos. O mindset do Vale do silício dentro da sala de aula.
A iniciativa visa desenvolver o espírito empreendedor em mulheres em situação de vulnerabilidade social, estimulando a criação de sua própria empresa e utilizando o microcrédito como uma ferramenta de suporte financeiro de investimento.
Programa para mulheres em situação de vulnerabilidade de 18 a 24 anos.
O programa leva para sala de aula informações e atividades práticas sobre a organização e a operação de negócios em um mercado de livre iniciativa. Os alunos aprendem como empreender por meio da história em quadrinhos da Michele e do Ricardo.
Por meio de um chamado para ajudar a Comunidade de “Estêncio” que foi picada pelo vírus da preguiça e do desinteresse, os alunos aprendem sobre os superpoderes STEM, tomada de decisão e como viver em comunidade. Através de atividades lúdicas e interativas, os alunos aprendem sobre a interdependência dos trabalhadores e suas ocupações, além de estudarem sobre como o dinheiro circula dentro da comunidade.
Explora opções de carreira e descobrir o valor da educação. Os alunos aprendem sobre orçamentos, uso do crédito e gerenciamento financeiro pessoal e familiar, além de refletirem sobre seus interesses e habilidades pessoais.
O programa desenvolve habilidades para lidar com o dinheiro e conscientiza os jovens sobre a importância de ampliarem seus conhecimentos em finanças, além de se prepararem para enfrentar os obstáculos proporcionados pela busca de uma vida financeira saudável. Os alunos aprendem desde a criação do orçamento, passando pelos tipos de investimento e a importância dos juros compostos.
Durante o programa, os alunos são apresentados aos conceitos básicos de robótica, se preparando para os empregos do futuro, aprendendo sobre STEM, tecnologia, programação e montando seu próprio robô.
Os alunos aprendem que a maioria dos países é economicamente interdependente, descobrem quais as razões para o comércio internacional e diferenciam exportações de importações. Os estudantes também visualizam o papel das trocas internacionais no mercado global, assim como os benefícios e as complexidades do comércio internacional.
Com linguagem adequada para a idade, os estudantes são apresentados a um problema, baseado em necessidades reais de usuários e, utilizando a abordagem do Design Thinking e ferramentas de inovação, buscam soluções. Durante o processo, os jovens contam com a experiência de voluntários que vão auxiliá-los durante o desenvolvimento do trabalho. As soluções inovadoras criadas e propostas serão apresentadas em formato de pitch para que seja escolhida a equipe vencedora.
Com atividades práticas e dinâmicas, apresenta aos alunos os benefícios em frequentar a escola e os impactos em abandoná-la. Tem como objetivo conscientizar os jovens sobre a importância de continuar os estudos, fornecendo informações educacionais e apresentando opções de carreira.
O programa visa deixar os jovens mais conscientes de seu papel como cidadãos. Reflete sobre os benefícios de uma conduta ética em suas vidas pessoais e profissionais e mostra que ser ético é construir uma relação saudável com a sociedade, deixando o conceito bem fácil de ser compreendido e aplicado ao longo da vida.
Proporciona aulas com práticas de preparação para o mercado de trabalho e perspectivas de carreiras. Após a participação no programa os alunos estarão aptos a identificar e demonstrar as habilidades para o trabalho necessárias para pesquisar, conseguir e manter um emprego e a desenvolver estratégias pessoais inovadoras.
Com uma introdução às habilidades de gestão de projetos, os alunos estarão melhor preparados para seus desafios futuros na medida em que aprenderão habilidades e ferramentas que serão benéficas para eles em suas carreiras.
Apresenta aos alunos o impacto da 4ª Revolução Industrial e as carreiras de alto crescimento no futuro do trabalho, como as áreas STEM. Os ajuda a refletir sobre suas habilidades socioemocionais e suas preferências ao escolher uma carreira.
O programa possibilita aos alunos um momento de reflexão sobre seu futuro, oferecendo perspectivas de carreiras e informações sobre quais são as competências comportamentais desejadas no mercado de trabalho.
Durante esse dia os jovens acompanham um empresário ou executivo em todas as suas tarefas diárias, desde a leitura dos jornais matinais até as reuniões de negócios, permitindo-os vivenciar e aprender sobre as funções em determinada profissão.
O programa visa preparar o aluno para um mercado global, apresentando as mudanças tecnológicas, introduzindo conceitos relacionados ao empreendedorismo, carreiras STEM e discutindo as necessidades de recursos e habilidades para os negócios e para o indivíduo.
Neste programa elas entendem melhor o que significa programação, conhecem profissionais da área e tem contato com HTML e CSS. Saem da aula com um blog programado por elas. Ao final, podem apresentar seu blog para uma equipe de jurados.